terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dias de Chuva

Hoje o dia amanheceu de forma diferente, o sol resolveu não dar as caras e os pássaros cantarolavam em leves tons de despedida. O clarão diário se escondeu por detrás de toda a chuva que resolveu cair de uma só vez, sem piedade. Os dias chuvosos trazem consigo uma nostalgia incomparável, e talvez seja por esse e por tantos outros motivos que as pessoas prefiram refletir - ou escrever uma crônica -, a qualquer outro tipo de afazer.
Portanto, é exatamente pelo dia chuvoso que eu prezo por menos. Por hoje torne as conversas menos revestidas de sofisticação e revoltas. Valorize um pouco menos a estética, as unhas feitas, e toda a beleza que vem se tornando, a cada dia que passa, uma obrigação. Valorize um pouco mais o cabelo desarrumado, a meia e o chinelo, e também o cansaço do fim do dia. Permita-se sentir. Sinta o cheiro da água na terra, a saudade de um amigo que mora longe, o gosto de uma comida que jamais tivera coragem de experimentar, pelo menos até hoje. Experimente. Como se fosse a última coisa que pudesse fazer. E não se arrependa caso não faça, a coragem é uma dádiva que se adquire com o tempo.
Busque por palavras doces, por abraços bem dados e beijos intermináveis. Perdoe. Perdoe como se pudesse salvar a vida de alguém, provavelmente a sua própria vida. E jamais relacione o perdão ao fracasso, nunca duas situações estiveram tão longe uma da outra. Reconheça esforços, e não meça-os quando o objetivo é fazer alguém mais feliz do que já se é. Agradeça ao padeiro, à moça da cantina, ao seu professor e ao colega de classe. Dê "bons dias" variados e de acordo com o seu humor, mas jamais deixe de dá-los às pessoas que realmente fazem a diferença.
Cante. Brinque. Valorize a vida. E jamais desacredite dela. Desacreditar é o caminho para o fracasso, que se encontra longe do perdão, longe das palavras doces, longe dos "bons dias" e de toda essa maravilhosa alegria que nos é dada a cada dia que abrimos os olhos e encaramos mais um dia, mesmo que seja ele chuvoso.

3 comentários:

  1. Helen, a senhorita está cada dia melhor, qnd leio suas crônicas percebo algo diferente, algo q poucas pessoas podem transmitir. Continue assim q vc vai longe, Meu eterno Parabéns...!! e ainda acho q tenha q divulgar mais as suas crônicas...!!

    Parabéns,
    Grande Bjooo...!!

    ResponderExcluir
  2. Já sabe a minha nota para essa redação e motivo né.. ahahahah
    Proximo texto acho que deveria ser sobre aquele teu amigo fofo :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Meu anjo,
    poucos são aqueles que 'perdem' o seu tempo desejando um bom dia para um desconhecido.
    Me esforço muito para não fazer parte deste seleto grupo, mas por vezes não consigo. Não consigo passar por alguém sem notar, sem imaginar o que pode estar acontecendo, sem examinar e sem constatar os fatos !
    Muito obrigado pelas palavras, você expressa exatamente o que eu - e talvez outros, espero - sinto.
    Sinta-se abraçada
    e parabenizada !

    ResponderExcluir