domingo, 1 de agosto de 2010

O Astro Hollywoodiano



"Gravar no Brasil foi bom, pois pudemos matar pessoas, explodir tudo e eles (os brasileiros) dizem obrigado", diz Sylvester Stallone, no painel de divulgação de seu filme Os Mercenários, durante a Comic-Con 2010. E se complicou ainda mais: "Obrigado, obrigado e leve um macaco!", disse, imitando a voz de uma pessoa simplória.

Certamente, há inúmeros comentários infelizes (assim como o de Sylvester Stallone) que deveriam ser expostos em outdoors gigantescos em pleno centro das grandes e também das pequenas cidades do Brasil. Quem sabe dessa forma a população pudesse criar a capacidade de desenvolver uma memória que trabalhasse em longo prazo, ou até mesmo um alto poder de crítica às pessoas que se julgam melhores em termos de cultura/educação/convivência (deixando claro que a crítica não está relacionada ao desrespeito). Os comentários do magnífico não pararam por ai, não satisfeito com tudo o que já havia dito, o astro hollywoodiano completa: “Os policiais de lá usam camisetas com uma caveira, duas armas e uma adaga cravada no centro; já imaginou se os policiais de Los Angeles usassem isso? Já mostra o quão problemático é aquele lugar”.
Pois bem, li uma reportagem sobre o assunto em que dizia que o ator conseguiu despertar a ira de inúmeros brasileiros, que após tais comentários sentiram-se ofendidos, e todo aquele blá, blá, blá sem fim. E o que mais me chamou a atenção na tal reportagem feita por "brasileiros indignados” foi a frase de início, realmente chocante, que dizia: “Uma série de declarações infelizes sobre o Brasil durante a Comic-Con despertou a ira dos internautas brasileiros, e colocou Sylvester Stallone no topo da lista dos assuntos mais comentados no Twitter no país e no mundo, o que obrigou o ator a pedir desculpas no fim da tarde”. Isso é mesmo pra ser levado a sério? O protesto brasileiro transformou-se em comentários no Twitter, e a população realmente pensa que o astro se sentiu comovido por tal "manifestação". A situação está realmente problemática, Sylvester. Não há almejo por mudanças, há apenas pessoas “twittando” sem parar e achando que isso fará alguma diferença no futuro do país, ou até mesmo na sua vida. E talvez seja esse o motivo pelo qual os estrangeiros sentem-se tão a vontade ao falar do nosso Brasil sem o mínimo de respeito possível, já que o máximo que faremos será xingá-los no Twitter, e esquecer por completo o ocorrido na semana seguinte. No fim da tarde, após toda a manifestação brasileira nada plausível, Sylvester Stallone deu o seguinte depoimento: “Eu peço desculpas sinceras às pessoas do Brasil. Todas as minhas experiências no Brasil foram fantásticas e eu disse a todos os meus amigos para filmarem lá. Ontem, eu tentei falar algo engraçado, só que me expressei mal. Eu não tenho nada além de respeito por esse grande país que é o Brasil. Mais uma vez, peço desculpas. Amor, Sly”.
Os comentários no Twitter terminaram, Sylvester. Está perdoado.

Um comentário:

  1. Meu anjo,
    É perceptível: Essa história teve um final feliz. Ou melhor, um final infelizmente brasileiro !
    Não vemos mais gana por justiça, por protestos e pela valorização da nossa nação, o que me causa estranha, mas não vergonhosa, tristeza. Estou descobrindo o patriotismo aos poucos, porém você bem sabe o quanto é difícil caminhar pelo pitoresco, pelo inusitado. É loucura afirmar, mas o que por vezes fora racional, é taxado hoje como anomalia, 'vestígios de uma sociedade ultrapassada'. Se é assim, prefiro sê-lo e lutar pelos meus ideais a ser mais um rosto na multidão.
    Obrigado pelo Blog, por essas e outras continua minha luta, por hora silenciosa e tímida.
    Parabéns !

    ResponderExcluir